Resolução Alternativa de Litígios de Consumo - RAL

uma solução amigável por via da mediação ou da conciliação

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo

Foi criado um site pela União Europeia, para apoiar os consumidores que pretendam apresentar reclamações de litígio em que estejam envolvidos.

A Davide & Filhos, neste âmbito, disponibiliza a informação necessária para que possa exercer o seu direito de reclamação junto de uma entidade oficial, terceira e imparcial ao processo , (entidade de resolução de litígios) que o ajudará a resolver o litígio em questão.

> Site Oficial

O que é a resolução alternativa de litígios?

A resolução alternativa de litígios é a possibilidade que todos os consumidores têm ao seu dispor de recorrer e entidades oficiais que os ajudem na resolução, ou orientação de algum conflito, antes de abrirem processos litigiosos nos Tribunais.

Regra geral, o procedimento é o seguinte: o cliente pede a um terceiro imparcial que intervenha como intermediário entre si e o comerciante que é o alvo da sua reclamação. O intermediário pode sugerir uma solução para a sua reclamação, impor uma solução a ambas as partes ou reunir as partes para encontrar uma solução.

Talvez conheça o conceito de resolução alternativa de litígios por outro nome: 'mediação', 'conciliação', 'arbitragem' ou 'comissão competente no âmbito dos litígios de consumo'.

A resolução alternativa de litígios é, por norma, menos dispendiosa, menos formal e mais rápida do que a via judicial.

A indicação dos centros de arbitragem é feita nos termos e para os efeitos da Lei 144/2015, de 8 de Setembro, não implicando que a Davide & Filhos adira ou venha a aderir a arbitragem, designadamente para regulação de resolução de litígios de consumo.